De modo prático, esta educadora prestigiada mundialmente apresenta um modelo de ação simplificado, já difundido em diversas redes de ensino públicas e privadas do país. Veja algumas dicas, o quanto você é atual e inatual ao trabalhar com educação.
Conselhos fundamentais:
"É que a escola é um segundo lar."
"A obediência. É a rainha de todas a qualidades. Tem até uma quadrinha muito bonita numa história para criança que vocês todos deviam aprender. Diz assim:
E quais são as que merecem?
São aqueles que obedecem!"
"Tem muito pouca coisa que dá pra ver no mundo. Quase nada se vê. Por isso vocês ouçam bem as palavras de dona Margarida: se algum dia vocês virem alguma coisa podem se dar por felizes. Hoje em dia não se vê quase nada por aí. São poucos aqueles que veêm alguma coisa. Vocês, por exemplo, não veêm absolutamente nada. Não veêm coisa nenhuma! Se vissem, não estariam pagando uma fortuna pra estar dentro desta sala de aula fazendo o que eu quero! Feito uns babacas! Vocês aqui não participam de nada!"
Conselho para uma boa aula interdisciplinar ou multidisciplinar de matemática e português, para o ensino fundamental:
"O homem que lê é superior ao homem que não lê. Na conta de divisão, que dona Margarida ensinou a vocês agora pouco, o homem que lê sempre leva vantagem. Vocês se lembram bem da conta de dividir? É o grande princípio da matemática! Lembrem-se sempre do probleminha dos buracos e dos cassetes. O homem que sabe ler sempre leva mais cassetes."
Aula de Biologia:
"Biologia é a ciência da vida. Da vida alheia. A ciência da vida privada chama-se medicina."
"Há três grandes princípios da biologia. (...) O terceiro princípio é o mais importante. É o fim da biologia. Eu, como professora de vocês, tenho que anunciar uma coisa que vocês, como crianças, ainda não sabem. Mas têm que saber. É que vocês todos vão morrer. Todos, sem excessão."
Considerações finais:
"Dona Margarida ainda tem muito para ensinar a vocês. Agora vão todos para as suas casas. E lembrem-se das palavras de dona Margarida: procurem fazer sempre o bem. É a única coisa que traz a felicidade. Procurem fazer sempre o bem. Até a próxima aula."
Desde de 1973 dona Margarida excursiona pelo Brasil, América Latina, EUA e Europa.
Estamos em negociação para uma possível presença na nossa região.
Torçam todos, pelo bem da educação!
texto Apareceu a Margarida - roberto athayde
Nenhum comentário:
Postar um comentário