domingo, 29 de março de 2015

ESQUIZOEDUCAÇÃO – thésis para experimentar educações


Tarefa positiva da esquizoeducação

¥ Fazer programa e não Currículo;
¥ começar pelo meio;
¥ produzir e ser produção de desejo e no desejo;
¥ agenciar e não disciplinar;
¥ fazer travessia fugindo ao Progresso;
¥ estar atento aos afectos e perceptos disparados;
¥ produzir vida como obra de arte, quem sabe obra em arte, sem se ocupar com títulos;
¥ inventar tempos outros, abandonando, por hora, a cronologia régia do Estado;
¥ ser contemporâneo: não coincidir plenamente com sua época;
¥ devir máquina de guerra sem se confundir com a aniquilação  fascista da diferença;
¥  afirmar e produzir diferença no combate à mediocridade do senso comum hopiniotizado (hipnotizados+idiotizados+opinativo) do Mesmo travestido em Educação para todos;
¥ esquizoeducação produção de muitos, mas não Escola para todos;
¥ desterritorializar Escola sem se ocupar em inventar Escola Nômade;
¥ investir no nomadismo da aprendizagem sem fixar Método de Ensino;
¥ conciliar com a sua solidão, embora ela seja sempre povoada em multidão;
¥ passeio esquizo pela Arte e Filosofia e Política e História e Psicologia e Economia e Biologia e Matemática e e e... síntese conjuntiva sem desejar ser Arte-Educação, História da Educação, Políticas de Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Educação Sexual, Administração Escolar, Educação Matemática...
¥ investir na multiplicidade das matérias sem se ocupar com a multidisciplinaridade ou transdisciplinaridade;
¥ devir parteiro e fecundado na volúpia como propõe Corpos Informáticos brasilienses na suruba criativa;
¥  exercício ético e estético e político e econômico e e e...
¥  produção de desejo e não de obrigação;
¥ passear prazerosamente sem fim que não seja o próprio passeio fugindo da cadeira escolar;
¥ gritar, pular, correr, ficar em silêncio – mas não calar – dançar com Nietzsche, cantar o Ritornelo com Deleuze e Guattari em alternativa ao discurso verbal gramatical régio do cogito, ergo sum;
¥ educação menor porque é local, e não com pouca verba ou poucas pessoas;
¥ experienciar o desejo em fluxo fugindo à análise da Forma Ideal;
¥ encontro em fluxo sem Forma para encontrar;
¥ Análise Institucional fugindo ao perigo da análise da instituição;
¥ uma educação para ninguém, entretanto território onde todos possam e só possam inventar;
¥ investir na contaminação viral das aprendizagens em alternativa à transmissão do Conhecimento;
¥ fazer sem interpretar;
¥ inventar e não reproduzir;
¥ apostar no trágico da vida, amor fati da aprendizagem;
¥ disparar possíveis sem se apegar às possibilidades;
¥ admirar sem construir Ídolos, Totem ou Tabu;
¥ inventar vida resistindo à sobrevivência;
¥ estar atento ao porvir.

Tarefa negativa da esquizoeducação - atividade maldosa

¥ Desedipianizar e descastrar e desfamilizar e desfalocizar a Escola e por isso, o Professor e o Aluno;
¥ desprofissionalizar o Professor;
¥ destruir Pedagogia – escravidão grega à serviço do Estado – “substância irrecuperável” de Tomaz Tadeu;
¥ desdivãnizar a Sala de Aula, a Secretaria, a Diretoria, a Coordenação;
¥  destruir teatro de Bom Aluno, Bom Professor, Boa Educação, Boa Vontade do “Exército da Salvação” como denuncia novamente Tomaz Tadeu;
¥ destruir fascismo Politicamente Correto e Incorreto;
¥ desmetabilizar as metas segmentárias da axiomática do Estado Capitalista;
¥  desenemzar o Ensino Médio;
¥  desvestibularizar o Ensino Superior;
¥  dessucatear o Ensino Básico Anos Iniciais e Anos Finais;
¥  desarranjar certezas Pedagógicas;
¥  desarticular Discursos de Verdade;
¥  destruir Moral Escolar;
¥ destruir Modernidade e com ela todas as filhas bastardas Pós-Modernidade e Contemporaneidade;
¥  desnudar corpo educação;
¥  desarranjar discurso lógico egocêntrico;
¥ destruir Currículo, Nota, Diário, Avaliação Pressuposta, Conceito embora junto à Filosofia possa ainda produzir conceitos;
¥ destruir Mestre, Doutor, Título Acadêmico endêmico para que ainda possa se produzir mestres e doutores em vida;
¥ desaprender, desler, transver com Manoel de Barros, Tomaz Tadeu, Tiago Adão Lara, Drummond, Fernando Pessoa; desouvir o mundo com Caetano e Gil, Nando Reis e Arnaldo Antunes, Tom Zé e Paulinho Mosca, Rita Lee e Marisa Monte e Roberta Sá e Marcelo Jeneci e e e... não para acreditar no mundo deles, mas para inventar com eles mundos outros possíveis;
¥  destruir Rosto, Identidade, Autoridade;
¥  dessubjetivar inventando hecceidades e individuações.

As proposições podem aumentar ou diminuir. Trata-se de um exercício potencializado pelo encontro em arte do Mestrado em Educação  do Travessia Grupo de Pesquisa e NEC/FACED/UFJF através da dissertação thésis "Uma formação esquizita. Uma Educação bricoleur - processo ético e estético e político e econômico", acompanhado pelas parteiras e fecundadas Professora Doutora Sônia Clareto e Professora Doutora Clarissa Alcântara. Junto às obras de Deleuze e Guattari, solo, em dupla ou em multidão, principalmente "O anti-Édipo" e "Mil Platôs" e "Diferença e Repetição". Além do uso do dispositivo valioso e carcomido Esquizodrama de Gregório Baremblitt. 

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